Psicoterapia, ou só terapia, é um serviço oferecido por um psicólogo que consiste em encontros periódicos com o intuito de se aprofundar em questões que a pessoa que procura queira se aprofundar. Nesse sentido, há diversos objetivos que se pode traçar, dependendo de cada pessoa e de cada situação. Sendo, o mais comum entre eles, uma ampliação do autoconhecimento dessa pessoa, ou seja, do seu próprio conhecimento sobre si mesma.
A psicoterapia é para falar de você, no tempo que você quiser e se sentir confortável e no ritmo que for melhor para você. Mas, para falarmos de você, precisamos falar sobre como é sua vida, como é sua rotina, o que está em seu entorno, quais são as pessoas com quem você convive e interage, como elas são... É preciso falar de você para nos aprofundarmos em você.
A intenção maior disso, ou seja, o sentido de se fazer isso, é o de justamente podermos entender mais e melhor o que acontece na sua vida. Por conseguinte, consegue-se, aos poucos, ir construindo também entendimentos sobre si, sobre comportamentos e atitudes, sobre crenças e pensamentos, e explorando o que faz sentido e o que não faz sentido nisso tudo para você.
Pode-se perceber com a psicoterapia, por exemplo, que alguma situação que você vive não faz sentido mais de se viver, seja porque não te faz bem ou porque não te cabe mais viver aquilo mesmo. Ou também que algo que se pensa ou acredita pode não ser exatamente o que acontece de verdade. Pode-se pensar nos comportamentos dos outros e nos seus próprios, nas palavras que são trocadas... Tudo isso cabe análise, ou seja, o “debruçar-se sobre”, a fim de construirmos um entendimento a respeito juntos.
Ficou com alguma dúvida? Quer conversar mais a respeito? Me manda uma mensagem!