top of page

Pra quem é a terapia?

Já ouviu aquela frase “O ser humano teme tudo que não conhece”? Pois então! Esse é um sentimento muito comum em relação à terapia, o de temer ou não entender exatamente o que ela é, qual seu intuito... Até porque ninguém é obrigado a saber previamente de nada disso! Além disso, culturalmente criou-se essa crença de que “terapia é coisa de doido” e que ser “doido” é algo ruim, negativo. E que precisa mesmo ser evitado.

Na verdade, terapia não é só coisa de “doido”. Esse termo, inclusive, é um termo pejorativo e discriminatório para se referir a pessoas que possuem alguma condição de sofrimento mental agravada. No entanto, as pessoas, de maneira geral, possuem questões de ordem emocional ou psicológica que poderiam sim ser conversadas e mais bem compreendidas, mais bem analisadas. Dessa maneira, a terapia é para todo mundo! É para qualquer um! Basta ser humano!

Na contemporaneidade, é muito comum ouvir falar sobre sofrimentos psicológicos como ansiedade, depressão, TDAH e autismo. Nada disso vai te definir como uma pessoa “doida” e precisar de terapia também não! Na verdade, assim como aprendemos com a medicina, nosso corpo é muito sábio e expressa aquilo que estamos vivendo. Se adoecemos emocionalmente, significa que algo que estamos vivendo não está sendo bom e que precisamos cuidar disso. Precisamos nos cuidar e de sermos cuidados.

É aí que entra a terapia. Para te ajudar a olhar para o que não está sendo olhado. Perceber o que às vezes está passando despercebido e cuidar do que precisa ser cuidado: você.

Ficou com alguma dúvida? Quer conversar mais a respeito? Me manda uma mensagem!

Posts recentes

Ver tudo

Estresse, Ansiedade ou Depressão?

O estresse, a ansiedade e a tristeza são sensações e sentimento que são comuns e normais de se sentir. Não há nada de errado, por...

TCC é mesmo a melhor terapia?

Não! As Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) não são “a melhor terapia” e eu vou te explicar o porquê! Primeiro porque não existe...

Comments


bottom of page