O Psicólogo é o profissional que possui graduação superior em Psicologia e registro ativo e regular no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ele é capacitado a realizar a psicoterapia, ou só terapia, que é um serviço pautado no cuidado e na compreensão de questões psicológicas e emocionais.
Já o Psicanalista, ou só Analista, é um profissional com curso superior (que pode ou não ser em Psicologia) e que realizou um curso de Psicanálise, estando também devidamente capacitado para a atuação na área.
Por fim, o Psiquiatra é um médico especializado em Psiquiatria e que atua principalmente compreendendo psicopatologias, ou seja, adoecimentos psicológicos, e orientando e prescrevendo medicações quando necessário.
Assim, eu sou um Psicólogo Clínico, pois atuo com Psicoterapia e tenho pós-graduação em Psicologia Clínica. Como minha vertente é a Análise Existencial e minha pós-graduação é nessa área, eu também posso ser considerado um Analista Existencial, mas não um Psicanalista, já que essa associação é mais comum com tal profissional.
Ficou com alguma dúvida? Quer conversar mais a respeito? Me manda uma mensagem!